Instrua a criança segundo o objetivo que você tem para ela.

O coração da criança é o terreno mais fértil que existe, pois há nelas pureza e abertura para que a glória de Deus se manifeste. Sendo assim, o ensino intencional e o pastoreio do coração das crianças podem mudar absolutamente tudo.

Pretendemos que as crianças aprendam de forma criativa e transformadora.

Ansiamos para que aprofundem seus conhecimentos bíblicos de forma lúdica e desenvolvam sua fé.

Almejamos que os estudos realizados aos domingos reverberem ao longo da semana, por onde forem, especialmente na casa das crianças, oportunizando conexões preciosas para toda a família.

Desejamos que se sintam amadas e apoiadas pela comunidade da fé através da intercessão e programações de conexão.

 

O que esperar?

Intercessores que apoiaram as igrejas em oração, totalmente comprometidos com essa geração.

Mentores que auxiliem no desenvolvimento do chamado através de encontros mensais online, previamente agendados e apoio a necessidades de líderes de ministérios.

Séries de mensagens que contemplam uma exposição intencional, criativa, simples e cativante das histórias bíblicas. Sugestão de um tempo de acolhimento, brincadeiras para memorização de versículos, atividades manuais, brincadeiras que ajudam as crianças a refletirem biblicamente e a desenvolverem relacionamentos saudáveis, método de incentivo empolgante, devocional para ser realizado em casa, além de uma sugestão de tempo de qualidade em família, dicas de músicas e vídeos para ampliar o entendimento das crianças sobre o conteúdo ministrado, que também poderão ser enviados às famílias, e dicas de envolvimento com a família da fé.

Orientações de uma rotina lúdica e organizada para manter as crianças engajadas e seguras, seguindo uma estrutura de aula consistente, auxiliando a estabelecer um padrão que facilita o aprendizado, dividindo a aula em segmentos curtos e variados para manter o interesse.

 

Por onde começar?

A oração é o ponto de partida essencial da preparação para a ministração. Por isso busque a sabedoria a Deus e o poder capacitador do Espírito Santo para guiar suas palavras e ações, bem como o valioso coração das crianças e suas famílias. Após se dedicar em oração invista tempo estudando o comentário bíblico, pois ele fornece uma análise detalhada dos textos bíblicos, o que ajuda o professor a compreender melhor o contexto histórico, cultural e teológico das passagens. Isso é essencial para evitar interpretações equivocadas ou superficiais que poderiam prejudicar a compreensão das crianças.

Ensinar sobre Deus é uma responsabilidade espiritual, e por isso é vital que o(a) professor(a) tenha uma vida de oração ativa, se esforce na prática do jejum e se dedique ao estudo das escrituras. Quando oramos e jejuamos reconhecemos nossa dependência de Deus, ficamos mais sensíveis a sua voz e assim podemos ser capacitados com sabedoria para a missão de proclamar as verdades transformadoras de seu Reino

Metodologia

Almejamos auxiliar no cumprimento do chamado de pastorear o coração das crianças, por meio de uma metodologia inspiradora para que os professores possam se sentir seguros e serem mais intencionais em seu preparo e prática. O que refletirá desde a chegada das crianças a igreja e o retorno ao lar, diversas possibilidades de viverem experiências inesquecíveis e transformadoras.

 

Passo a Passo

  1. Dedicar: Durante a preparação da aula, é essencial se empenhar em buscar a Deus por meio de oração, jejum, estudo cuidadoso do comentário bíblico, das Escrituras e da lição. Assim, você estará apto a ser um instrumento de transformação na vida das crianças.
  2. Orar: Inicie com uma oração, entregando a Deus tudo que será realizado, e declarando total dependência de Seu mover durante a aula. Possibilite que uma criança também faça sua oração.
  3. Adorar: Ensine as crianças a adorarem a Deus, não perca esse momento com canções de brincadeira sem ensino, se possível ministre antes de cada canção, isso possibilitará que as crianças possam compreender claramente o que estão cantando.
  4. Ofertar: As crianças precisam aprender a ofertar, pois esse é também um ato de adoração e gratidão.
  5. Conectar: Estratégia lúdica e breve para chamar atenção das crianças para a história que será ministrada.
  6. Aprender: Inicia apresentando técnicas variadas para narrar histórias de maneira cativante, utilizando recursos visuais criativos e intencionais que tocam o coração das crianças. Sempre que possível, inclua experiências sensoriais para enriquecer o aprendizado. Priorize a leitura coletiva de trechos da Bíblia que introduzam o tema central da história, promovendo uma aprendizagem significativa.
  7. Acolher: Um momento reservado para as crianças serem pastoreadas a partir do compartilhar de seus agradecimentos e pedidos que serão anotados em um caderno pelo professor, que servirão posteriormente como alvos de oração da equipe.
  8. Memorizar: Estratégias diversificadas e divertidas que auxiliem as crianças na memorização de versículos da lição.
  9. Criar: Atividades que dão oportunidade para as crianças desenvolverem suas habilidades em pequenos projetos de criatividade que servirão como memoriais do que foi aprendido.
  10. Brincar: As crianças aprendem brincando, por isso serão desafiados através da diversão a refletirem biblicamente, para que o ensino possa criar raízes mais profundas em seus corações, transformando também o seu cotidiano.
  11. Visualizar: Essa geração tem grande apresso por tecnologia, sendo assim diversos recursos tecnológicos podem ser bons aliados, durante o ensino. Por tanto, sempre que possível, será enviado sugestões para ampliar e revisar conteúdos ensinados.
  12. Consolidar: Semanalmente será enviado sugestões de devocionais e atividades para estimular um tempo de qualidade em família, nosso objetivo é fortalecer e apoiar as famílias com a palavra de Deus.
  13. Incentivar: Será disponibilizado um recurso didático para desafiar as crianças, incentivando-as a participarem ativamente das atividades propostas pela equipe.

Ampliando a visão

A Importância do Caderno de Oração

O caderno de oração é um momento precioso para desenvolver relacionamentos e envolver as crianças. Ao dar-lhes a oportunidade de compartilhar pedidos e agradecimentos, o professor tem a chance de conhecer mais profundamente a vida dos alunos, compreendendo melhor suas alegrias e desafios. Esse momento também permite que o professor dê conselhos baseados nos princípios do Reino de Deus, fortalecendo a fé dos pequenos.

Para tornar esse momento mais eficaz, sugerimos dividir as crianças em pequenos grupos, de acordo com a quantidade de voluntários disponíveis. Grupos menores permitem uma conversa mais íntima e personalizada, onde cada criança é ouvida. Se desejar, utilize almofadas e tapetes para criar um ambiente confortável. Os pedidos de oração anotados podem ser compartilhados com o Ministério Infantil e outras equipes de intercessão da igreja, criando uma rede de oração e apoio.

Transforme sua aula em uma oportunidade preciosa para que seus alunos sejam incentivados a desenvolverem um relacionamento íntimo com Deus e assim viverem uma vida de oração, e busca pelo conhecimento bíblico.

Comunidade da fé

Para fortalecer a relação entre as crianças e a comunidade da igreja, sugerimos a dinâmica “Amigo de Oração”. Cada criança é “adotada” por um intercessor adulto, que ora por ela durante todo o semestre. No final, o intercessor revela sua identidade em um momento especial, presenteando a criança com um cartão e uma lembrança simples, como um chocolate. Esse gesto pode ser ampliado com uma pequena celebração de confraternização entre os intercessores e as crianças, promovendo a interação e mostrando às crianças que têm o apoio e o amor da igreja.

Explorando o Espaço e o Ambiente

Observe a estrutura do espaço disponível em sua igreja. Se houver mais de um espaço, organize diferentes “estações” para as crianças, como uma área para a história, uma para o caderno de oração, outra para as atividades manuais e outra para brincadeiras. Caso você tenha uma única sala, use a criatividade para fazer mudanças no mesmo ambiente: coloque almofadas para a roda de oração, tapetes para o momento da história, e mesas para as atividades manuais. Isso proporciona uma variação no ambiente e torna a aula mais dinâmica.

Diversidade ajuda a manter a atenção das crianças e facilita o aprendizado por meio de uma abordagem sensorial. Se desejar o ambiente pode ser acordo com o tema da série, criando um ambiente acolhedor e envolvente.

plugins premium WordPress